top of page
Buscar
  • Foto do escritorRebecca Alves

Exposições imersivas de Van Gogh e Monet chegam ao Rio

Com recursos multimídia, animações e projeções do teto ao chão, mostras propõem um mergulho no trabalho dos pintores


A interação entre obra de arte e espectador está cada vez mais ativa e multissensorial. A tecnologia digital permite experimentar novas relações entre pinturas consagradas e o público. É o caso das exposições imersivas. Sucesso em várias cidades do mundo, agora é possível visitá-las no Rio.

"Monet à beira d'água" foi inaugurado ao público no dia 19 de março, na tenda de dois mil metros quadrados, no Boulevard Olímpico, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR). Com cerca de 65 minutos de duração, a exposição é composta por oito narrativas audiovisuais feitas com 285 obras do mestre do impressionismo. Acompanhadas de trilha sonora original, animações e efeitos especiais, a experiência permite um mergulho em 360 graus no mundo de Claude Monet.

Exposição "Monet à beira d'água". (Foto: divulgação)

As sequências são dividas pelas diferentes temáticas da obra do pintor francês. São elas "Uma viagem de trem"; "Campos e moinhos"; "O mar e a luz"; "Passeio pelo lago"; "Arquitetura do tempo"; "Horizonte nevado"; "Paisagens 'en vert'" e "Flores de tinta". Dentre as principais obras presentes na mostra, estão as séries da Estação Saint-Lazare (1877), da Catedral de Rouen (1893), do Lago das Ninfeias (1895-1926), do Palácio de Westminster (1904) e do Grand Canal de Veneza (1908). A exposição ficará no Rio até 12 de junho e os ingressos podem ser comprados no site Ingressorápido.com


O precursor do expressionismo, Vincent Van Gogh, também terá sua obra homenageada na mostra 'Van Gogh e seus contemporâneos' que chega em 6 de abril à Casa França-Brasil. A narrativa de 60 minutos é acompanhada de trilha sonora original, e conta com obras do artista holandês, além de Cézanne, Gauguin e Toulouse-Lautrec. Interessado pela arte desde a infância, Van Gogh pintou mais de 2 mil quadros, mas não foi reconhecido em vida. Sua genialidade passou a ser admirada principalmente por seus autorretratos e paisagens ao ar livre, como o quadro "A noite estrelada" (1889), que também faz parte da exposição. Os ingressos estão à venda no site Eventim e ficará em cartaz até 5 de junho.

Projeção da obra "A noite estrelada. (Foto: Passaporte acessível)

bottom of page