"Passaporte da vacinação" entra em vigor nesta quarta-feira no município do Rio
- Rebecca Alves
- 19 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Medida torna obrigatória a apresentação do comprovante de imunização para entrar em locais de uso coletivo.

A partir desta quarta-feira (15), passa a valer o decreto do prefeito Eduardo Paes que exige a comprovação da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Cariocas e turistas precisarão apresentar o documento para entrar em locais como cinemas, teatros e academias. A vacinação pode ser comprovada pela carteira digital no aplicativo Conecte SUS, com a caderneta física da vacinação ou com o papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde.
Mesmo quem não está com a imunização completa com as duas doses ou com dose única terá que apresentar o comprovante da primeira aplicação, de acordo com a idade e com o cronograma de vacinação da cidade. Segundo o prefeito, essa medida é uma preparação para a abertura do município e tem como objetivo criar um ambiente difícil para quem não quer se vacinar.
Os decretos da prefeitura exigem a comprovação para a entrada em academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e clubes sociais; vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos; cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação; atividades de entretenimento; museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in; conferências, convenções e feiras comerciais.
Além disso, a apresentação do documento é compulsória para a realização de cirurgias eletivas e para continuar recebendo o Cartão Família Carioca. Bares, restaurantes, shoppings e lojas não foram incluídos no decreto, mas devem respeitar as regras de distanciamento social em vigor.

Comments